sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A Insanidade Urbana de Porto Alegre

O texto abaixo, foi enviado por e-mail aos vereadores da cidade de Porto Alegre, no dia 28 de setembro.
O autor, Paulo Vencato, foi uma das principais vozes que se levantaram em defesa da rua Marquês do Pombal, conseguindo a preservação de seu Túnel Verde e, posteriormente, o tombamento do Túnel como Patrimônio Ecológico de Porto Alegre. É integrante da Associação dos Moradores do bairro Moinhos de Vento e do Movimento Porto Alegre Vive.
Excelentíssimo Senhor Vereador,
Hoje, quando se discute a reavaliação do PDDUA, nossa cidade continua a viver um período de surrealismo. Enquanto recebemos informações diárias sobre os efeitos do aquecimento global, nós, aqui na província, incrementamos a Verticalização dos Prédios e a densidade habitacional dos bairros. Por consequência, aumenta-se os cortes de árvores. Corta-se freneticamente, como nunca ocorreu. Isto é insano, pois mesmo que se façam “compensações” a plantar outras tantas, em 30 anos, jamais será alcançada a atividade de uma planta adulta que hoje ajuda a manter os níveis razoáveis de emissão de CO2 na atmosfera.
O que mais precisamos é de árvores para filtrar o CO2, e, não é para daqui 30 ou 50 anos, é para Já!!!!!!!!!!
Sabe-se que os efeitos do aquecimento global aumentarão com o passar do tempo se não forem estancadas todas as ações de degradação ambiental. Esta é uma trajetória sem volta, pois faltam poucos anos para que a situação se torne irreversível. Portanto, todo e qualquer corte de árvore deverá ser proibido, Já!!!!!!!!!!!!
Além disto, Porto Alegre está centrada no Paralelo 30. Poucos sabem o que isto representa. Nesta ampla região, se encontra a mais rarefeita camada de Ozônio. Quer dizer: aumento considerável da temperatura, câncer de pele, ……………….. Isto já está provado por pesquisadores nacionais, e, incrível: aqui de Porto Alegre. Da PUC e da FFCMPA (Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre).
Porto Alegre foi projetada para ser amplamente arborizada, com uma característica muito peculiar, formando Túneis Verdes. Esta é uma marca muito nossa. Só quem mora num ambiente com estas características pode sentir a diferença em relação ao Centro de nossa cidade, uma selva de pedra.
Portanto, verticalizar prédios, significa aquecer mais e mais o meio ambiente, pois os prédios que ultrapassam a altura das árvores funcionam como placas captoras de energia solar. Se considerarmos que Porto Alegre possui uma elevada taxa de Umidade Relativa do Ar, incrementando-se este efeito às altas temperaturas, temos, certamente, uma situação tremendamente insuportável no verão. Basta verificar as estatísticas históricas. Para sobreviver a isto, nos resta utilizar o Condicionamento de Ar. Quando temos que economizar energia, ao contrário, estaremos gastando ainda mais.
Na verdade, precisamos de ilhas urbanas no meio de florestas, e, não o contrário. Esta é a receita para sobreviver aos próximos escaldantes anos.
Convidem pesquisadores, cientistas e técnicos a participarem de eventos relativos a Meio Ambiente e Planejamento Urbano, pois estarão mostrando à população de nossa capital um outro tipo de fazer política, com responsabilidade não só municipal, mas global, com visão para o futuro, para a maioria e não para uma minoria, para as novas gerações.
Para complementar o relato, seguem abaixo, artigos que se referem aos argumentos apresentados.

Paulo Vencato
Engenheiro Civil
(Postagem original do Blog Porto Alegre Vive)

Nenhum comentário: